Conheça os empreendimentos desenvolvidos nos 4 Ciclos de Desenvolvimento de Negócios do Tipitix.
Produtor e morador da Ilha do Arapiranga, em Barcarena, Agildo é o empreendedor à frente da Açaí Ouro do Pará. O empreendimento conta com produção própria do fruto do açaí, atuando no processamento e envasamento da polpa. A produção da tradicional polpa de açaí segue rigorosos processos de qualidade, com lavagem, sanitização e branqueamento, e chega aos consumidores em embalagens de 1Kg, pronta para o consumo.
Filha de trabalhadora rural, Janilda sempre consumiu compotas feitas por sua mãe, Maria de Nazaré, com quem também aprendeu a receita da família. Com o início do negócio, se profissionalizou e aperfeiçoou a técnica de preparo a partir de um curso de compotas e licores. Desde então, produz as compotas com o suporte da família, que ajuda a embalar e rotular cada pote. O empreendimento é motivo de orgulho e auto-estima para Janilda, que atualmente leva sua compota de Abacaxi para diferentes mercados, sempre buscando aprimorá-la.
Nascida na região de São Felipe, em Barcarena, Edicleia vive e produz no Sitio Vale Feliz, próximo ao Rio Arauaia. Há mais de 20 anos, trabalha com produtos tradicionais da região, como o açaí e a castanha-do-pará. A produtora viu no cacau uma oportunidade de ampliar a cesta de produtos do sitio, aproveitando o fruto de sua região para a criação de deliciosas gotas de chocolate 70%.
Os produtos Açucena são preparados pelas mulheres da comunidade de Itupanema, em Barcarena, utilizando frutas da região amazônica cultivadas nos quintais das famílias. As frutas nativas, como o açaí, o cupuaçu e o muruci, são transformadas em geleias e doces seguindo as receitas tradicionais da família de Dona Natalina, uma das mais antigas moradoras da comunidade.
Toda qualidade do cacau de origem amazônica em um delicioso chocolate em pó.
Empreendimento liderado pela Carmem, a Bem Jambu produz um jambu cozido e congelado, pronto para utilizar na sua receita. Fácil e prático e com todo o sabor e a qualidade da agricultura familiar paraense.
Nos castanhais de Barcarena, a família Lira guarda a tradição de preparo da Castanha-do-Pará. Desidratada, inteira e sem casca, pronta para um lanche saudável e nutritivo, com origem e rastreabilidade.
Filho de uma família de agricultores, Elias desenvolveu a Chita Chips cujo carro chefe são os chips de banana assados. Em um sítio em Barcarena, ele e a família vivem e produzem frutas, principalmente a banana, matéria prima dos seus famosos chips de banana.
Andrea sempre se interessou pela arte da confeitaria e começou a fazer doces e bolos ainda menina, inspirada por um livro de receitas da mãe. O bolo de laranja com calda foi o primeiro a conquistar toda a família, seguido do bolo de cupuaçu com coco. Ao se tornar mãe, por necessidade, decidiu profissionalizar a confeitaria para poder trabalhar mais perto das filhas. A Dalolô - Doces e Bolos Artesanais produz deliciosos bolos, com os sabores abacaxi e cupuaçu com coco na versão de potinho.
A Doce Mani nasce da inovadora receita de brigadeiro de macaxeira criada há mais de dez anos pela Priscila, moradora do Bairro Novo 1, em Barcarena sede. Com criatividade e cuidado, ela produz o brigadeiro de macaxeira combinando deliciosos ingredientes para criar diferentes sabores, como o brigadeiro de macaxeira com coco, brigadeiro de macaxeira com leite em pó e o brigadeiro de macaxeira com chocolate.
A família da Dona Francisca criou sua própria receita de pão de queijo, em Barcarena, utilizando um ingrediente especial cultivado em seu quintal: a macaxeira. O pão de queijo de macaxeira, inicialmente produzido apenas para o consumo da família, fez sucesso e logo começou a ser encomendado por amigos e vizinhos. Agora, a Dona Chica chega ao mercado trazendo para outras famílias a qualidade do pão de queijo de macaxeira, congelado e fácil de preparar.
A produção de picolés e sorvetes faz parte da família Dos Anjos há décadas. Com uma pequena produção caseira, a família atendeu durante muitos anos o mercado local de Barcarena, tendo a venda dos sorvetes como sua principal fonte de renda. Agora, em uma nova fase, a família qualificou a produção e traz sorvetes de frutas amazônicas ainda mais gostosos para os moradores de Barcarena e de todo o Brasil.
Farinha de tapioca produzida pela família Lima, torrada e crocante diretamente de Barcarena (PA) para sua casa.
Farofa crocante pronta para adicionar no seu prato!
Sandra, moradora da comunidade Guajará da Serraria, em Barcarena, produz e comercializa maniva desde 2017. Cozida e congelada, a Maniva Guajará é um produto prático para quem quer temperar a maniçoba do seu jeito, rápido e fácil.
A cultura da mandioca pela força das mulheres de Barcarena. Farinha de mandioca e farofa de maracujá em uma linha de produtos familiar e tradicional.
Molho de pimentas especiais, cultivados e fabricados em Barcarena, Pará. Da produção agroecológica do Seu Zaca e família, em três sabores: chilli, treme e tucupi.
Filha de uma família de agricultores, Azenate cresceu conhecendo os segredos do cultivo de alimentos. Para melhorar a qualidade dos seus produtos, aprendeu a técnica da hidroponia e hoje produz hortaliças hidropônicas na comunidade Embraza, em Barcarena. Na Pura Seiva hidropônicos ela produz jambu, alfaces e outras hortaliças, com as quais mantém a sua família e ainda ajuda outros familiares. O empreendimento é hoje parte central da sua vida, permitindo que ela viva daquilo que mais gosta.
A Nativa – Sabor Amazônico é um empreendimento que tem suas raízes na Amazônia e carrega em cada detalhe a marca da agricultura familiar. É a partir da tradição familiar, do preparo artesanal de caldas a partir das polpas de frutas, que a Nativa apresenta sua trilogia de coberturas para sobremesas. Açaí, cupuaçu e taperebá compõem esta linha de sabores marcantes como a própria Amazônia.
Abacaxis selecionados em pedaços, gelados e prontos para o consumo.
A empresa familiar Raiz da Mata produz um dos tucupis mais tradicionais de Barcarena, Pará. Produzido de forma artesanal pela família Mendes, sob a coordenação de Dona Raquel, desde a extração da macaxeira até o envase o tucupi Raiz da Mata combina conhecimento tradicional e um rigoroso controle de qualidade. A Raiz da Mata é conduzida por seis mulheres amazônidas, que há mais de uma década vivem da produção e venda do molho de tucupi.
Localizado na zona rural de Barcarena, Pará, o Rancho do Sossego é um espaço dedicado à agricultura familiar. Entre seus diferentes produtos, está o coco que dá origem ao óleo de coco, puro e natural. A produção é toda realizada pelo casal Benilson e Maria da Conceição que entregam ao mercado um óleo sem refinos, especial para fins culinários.
A Temperança traz para os amantes da boa gastronomia, ervas e temperos produzidos em suas hortas orgânicas na comunidade do Arienga, em Barcarena, Pará. Seja na forma de temperos em vaso ou nos temperos desidratados, todos os produtos Temperança têm a qualidade da produção em sistema 100% orgânico. Orégano, manjericão, tomilho, hortelã e cebolinha diretamente do Sítio Bela Esperança para a sua casa.
A produção do coloral é uma tradição familiar que Ana Carla aprendeu com a sua vó, Luzineide. Moradora de Barcarena, com o empreendimento familiar Vó Luiza ela traz a receita do colorau para o dia a dia de mais famílias, além de apoiar a geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade, através do trabalho na Associação de Mulheres Inovadoras de Barcarena (ASMIB).
Iniciada por sua avó Luisa, no Sitio Patauatêua, em Barcarena, a tradição de produção do urucum tem passado de mãe para filha na família de Catarina. Envolvendo diferentes familiares na produção, o produto representa o resgate das origens, da cultura local, além de uma forma de preservar uma parte da história das comunidades de Barcarena. Com o empreendimento Vó Luisa, Catarina homenageia sua avó e busca transmitir este saber às próximas gerações, além de trazer para os consumidores uma deliciosa memória de sabores da infância.
Chocolate em pó produzido de forma artesanal pela família da Vovó Bel para a sua.
Os produtos Tipitix estão disponíveis em Abaetetuba, Barcarena e Belém (PA), e também podem ser comprados diretamente pelo telefone (91) 99208-3755.
Quer levar produtos Tipitix para sua cidade como revendedor? Entre em contato conosco em tipitix@peabiru.org.br
© 2021 Tipitix - Empreendedorismo Agroalimentar Comunitário